quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tudo vale a pena se a alma não é pequena!

Então... 
Eu nem falei sobre a os inesquecíveis momentos que passei em Portugal! O roteiro foi completamente alterado, pois, na última semana que antecedeu à viagem, o Cristiano (meu irmão) e a Anne (minha prima-irmã) resolveram se aventurar também, e claro, que com a companhia deles todas as minhas expectativas mudaram, pra melhor! A única que permaneceu foi o curso de fotografia que eu me propus a fazer desde o início. Eu cheguei em Lisboa às sete horas da manhã do dia 11 de fevereiro, completamente quebrada, depois de nove horas ininterruptas em um voo da Tap. Estava sozinha e fui me assustando depois de andar quase 7 km dentro do aeroporto e me deparar com uma fila imensa na imigração. Será que estou na fila certa? Não queria perguntar. Tinha que fingir que estava acostumada! E eu acho que fingi bem, pois logo uma brasileira, de Brasília, me perguntou se a gente estava na fila certa. Como eu disse que não sabia e percebi que ela também estava perdida, resolvi perguntar para o rapaz que estava atrás de mim. Ele também estava na dúvida! A gente resolveu arriscar naquela fila e fomos nos conhecendo. O rapaz era do Sri Lanka e estava só fazendo conexão em Lisboa: seu destino era Roma. Enquanto conversávamos a fila foi andando depressa até que logo fomos atendidos e cada um foi pra um lado diferente. Estava sozinha novamente! Fui pegar um taxi e, providencialmente, a taxista era Brasileira. 
Como o curso era em Paço d’Arcos (Freguesia de Oeiras que é um Conselho de Lisboa), resolvi me hospedar lá nos primeiros três dias. O taxi me custou 35 euros, exatamente como o Gonçalo havia me dito. Gonçalo Ullan foi um portugues gente boa que me deu umas dicas pelo g-talk antes da viagem. Valeu Gonçalo!
Cheguei no hotel, me joguei na cama e dormi até onze horas.
O Cristiano chegou no fim da tarde e logo, nós fomos alugar um carro pra desbravar Lisboa. Ficamos encantados! Rodamos e rodamos e rodamos, comemos num restaurantezinho bem charmoso, que só depois descobri que era no Chiado e, como estávamos sem GPS, na hora de voltar pro hotel foi uma odisseia. Mas, tivemos a surpresa de encontrar nos portugueses espíritos tão atenciosos e prestativos, ao ponto de um cara,  bem lindo, levar a gente na porta do hotel.
Os outros dias foram mágicos e eu vou deixar as fotos falarem por mim:










O Dário e Anne chegaram na sexta e assim que eles chegaram nós partimos para Porto! Passamos em Coimbra e almoçamos por lá! Quando chegamos em Porto nosso encanto foi imediato. Que lugar fantástico! Ficamos num hostel bem charmoso e bem no centro da Baixa Porto, onde as ruas ficam abarrotadas de gente até quase amanhecer e o céu no fim da tarde fica com um arroxeado lindo, perfeito para fotografar!






 
Voltamos para Lisboa e logo no outro dia o Cristiano foi embora. Devolvemos o carro e agora nossa saga com o metro se iniciava. Pensem num transporte público que realmente funciona em qualquer horário! Andamos de metro, de trem, de comboio, de elétrico! Só nos faltou andar nas barcas! Eu ia para o curso de metro até Baixa Chiado e depois pegava um comboio para Oeiras. No curso eu conheci o Nuno Fonseca, uma pessoa adorável que me prometeu dar as caras aqui no blog e até hoje não apareceu, né Nuno? Pois bem! Foi o Nuno que me deu todas as dicas de como chegar ao local do curso, pois agora nós estávamos num Hotel na Avenida Liberdade, em Lisboa e não mais em Oeiras como antes.







 



Os dias foram perfeitos! As aulas foram bem proveitosas, tanto que eu consegui fazer umas fotos bem legais! As risadas, as descobertas, as surpresas, as confidências e até as azias que compartilhamos junto serão inesquecíveis, né Dário e Anne?




Ah... Só mais uma coisa: 
A Anne chorou na Casa de Fernando Pessoa e a gente elegeu uma frase do mesmo Pessoa para celebrar nossa viagem: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".